. Telefone

(54)3025.7667

20.maio.2018

APENAS UM REFRIGERANTE POR DIA AUMENTA O RISCO DE PEDRAS NOS RINS

Beber uma lata de refrigerante ou outra bebida açucarada por dia pode aumentar o risco de pedras nos rins por quase um quarto. Café, chá e suco de laranja ajudam a reduzir esse risco no estudo realizado por pesquisadores .


O estudo, publicado no Jornal Clínica da Sociedade Americana de Nefrologia, acha que beber bebidas adoçadas com açúcar faz com que as pedras estejam mais propensas a se desenvolver.

"Nosso estudo descobriu que a relação entre a ingestão de líquidos e cálculos renais pode ser dependente do tipo de bebida consumida", disse o autor sênior Dr. Gary Curhan. "Descobrimos que um maior consumo de bebidas açucaradas foi associado a uma maior incidência de pedras nos rins."

Para chegar a suas conclusões, os pesquisadores analisaram dados de 200 mil pessoas que responderam a questionários durante um período de mais de oito anos. Eles descobriram que os participantes que bebiam uma ou mais porções de cola açucarada ou ponche de frutas por dia tiveram um risco 23% maior de desenvolver pedras nos rins em comparação com aqueles que consumiam menos de uma porção por semana. No entanto, outras bebidas - como café, chá e suco de laranja - reduziu o risco.

"Nosso estudo prospectivo confirma que algumas bebidas são associados a um menor risco de formação de pedra nos rins, enquanto outros estão associados a um maior risco", acrescentou o autor do estudo, Dr. Pedro Manuel Ferraro. "Apesar de maior ingestão total de líquidos reduz o risco de formação de pedra, esta informação sobre bebidas individuais pode ser útil para médicos de clínica geral que procuram implementar estratégias para reduzir a formação de pedras em seus pacientes."

Fonte: N.Y. DAILY NEWS

Compartilhe

Através destes canais você pode enviar

as dicas para seus amigos.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Enviar por e-mail

Envie seu Comentário

Nenhum comentário