. Telefone

(54)3025.7667

01.setembro.2020

EFEITOS DAS DORES CRÔNICAS NO CÉREBRO

Se você sofre de dor nas costas, tome nota: Um estudo recente revelou que pessoas que sofrem de dor crônica nas costas por um ano pode apresentar uma redução na substância cinzenta do cérebro equivalente à quantia perdida pelas pessoas normais em 10 a 20 anos. Substância cinzenta é o tecido escuro do cérebro que é composto dos corpos dos neurônios; é o centro de "pensamento" do cérebro, responsável pela memória e pelo processamento de informações.

Os pesquisadores compararam 26 pacientes que sofriam de dor crônica nas costas com 26 voluntários saudáveis. Os pacientes com dor tinham vários diagnósticos diferentes envolvendo o sistema musculoesquelético com radiculopatia (dor irradiada, entorpecimento e agulhadas causadas pela compressão das raízes nervosas). A diminuição normal da substância cinzenta em indivíduos normais é da ordem de 0,5 % por ano; entretanto, os investigadores descobriram que nos sofredores crônicos a diminuição encontrada foi de 11 % por ano. Além do mais, quanto mais tempo o quadro doloroso, mais substância cinzenta foi perdida.

Os pesquisadores concluíram "que dor crônica nas costas (mantida por pelo menos 6 meses) é acompanhada por um desequilíbrio da química normal de cérebro... implicando em perda de neurônios e disfunção nesta região, além de redução na capacidade cognitiva numa tarefa que implica no processamento da área pré-frontal."

Embora pesquisas adicionais sejam necessárias, as conclusões deste estudo deve servir de aviso para aqueles que sofrem de dores crônicas, chamando a atenção para que procurem cuidado profissional o quanto antes.

 

Fonte: Apkarian AV, Sosa Y, Sonty S, et al. Chronic back pain is associated with decreased prefrontal and thalamic gray matter density. The Journal of Neuroscience, Nov. 17, 2004 24(46):10410-10475.

Compartilhe

Através destes canais você pode enviar

as dicas para seus amigos.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Enviar por e-mail

Envie seu Comentário

Nenhum comentário