. Telefone

(54)3025.7667

13.maio.2022

Descoberto o gene da Inteligência

A pesquisa, publicada na Nature Genetics, foi realizada com o scanner cerebral e do exame de Dna de mais de 20.000 pessoas da America do Norte, Europa e Austrália de origem européia.

PARIS: uma variante em um só gene, HNGA2, pode determinar se seremos à altura de Alberto Einstein ou simplesmente uma pessoa comum. É o que foi descoberto por um grupo de 200 cientistas proveniente de 100 institutos de todo o mundo, no âmbito do projeto Enigma, um nome que se inspira no programa pelo qual cientistas britânicos na segunda II Guerra Mundial decodificaram os segredos nazistas. Segundo os estudiosos, “uma variação deste gene pode fazer pender a balança a favor de uma maior inteligência”, defendeu Paul Thompson, coordenador da pesquisa.

A descoberta do HMGA2, publicada na Nature Genetics, foi tudo casual: os pesquisadores estavam procurando uma explicação genética a algumas disfunções cerebrais e notaram que as pessoas com um cérebro maior e um quociente de inteligência maior, era presente na variante “gene-genial”. A variação em HMGA2 se verifica quando se altera a permutações das quatro letras da base, os compostos base do interno do Dna, do código genético. Se trata em particular da A de Adenina, a C de Citosina, T de Timina e Ge de Guanina. Os pesquisadores descobriram que quando havia uma dupla C e nenhuma T no gene HMGA2, haviam cérebros maiores e eram mais dotados.

Muitos receberam dois C dos pais e um quarto da população tinha em média uma pontuação de 1,3 a mais do outro grupo. A metade da população com um C somente. Por cada T na seção de gene HGMA2, encontrada no lugar do C, o cérebro resultava menor de 0,6%. Segundo Thompson, “O efeito é pequeno, mas seria revelado neste teste de inteligência e poderia abrir nova oportunidade para a compreensão e a cura de doenças degenerativas, como Alzheimer e a demência senil”. A descoberta é fruto do estudo do scanner cerebral e do exame de Dna de mais de 20.000 pessoas da America do Norte, Europa e Áustria de origem européia.

Compartilhe

Através destes canais você pode enviar

as dicas para seus amigos.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Enviar por e-mail

Envie seu Comentário

Nenhum comentário