Estudo é o primeiro a apresentar uma queda significativa na obesidade entre alguma faixa etária no país
O índice de obesidade entre crianças americanas de 2 a 5 anos caiu 43% nos últimos oito anos, informou o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês). O problema, no entanto, se manteve estável entre as outras faixas etárias — atualmente, no país, um terço dos adultos e 17% das crianças e adolescentes de até 19 anos são obesos.
Nos últimos anos, levantamentos demostraram que a obesidade infantil tem declinado nos Estados Unidos. A nova pesquisa, publicada nesta terça-feira no periódico Jama, é a primeira a revelar uma queda acentuada entre crianças de 2 a 5 anos. A taxa de obesos nessa faixa etária caiu de 13,9% em 2003 e 2004 para 8,4% em 2011 e 2012. "É a primeira vez que vemos uma queda significativa em qualquer grupo", disse a autora do estudo, Cynthia Ogden, ao jornal The New York Times.
Segundo o periódico, diversas causas foram apontadas como responsáveis pela diminuição, entre elas o fato de o consumo de calorias por meio de bebidas açucaradas entre crianças ter diminuído desde 1999 e o de aleitamento materno, crescido. Políticas municipais, estatais e federais também podem ter contribuído.
O comunicado do CDC inclui um comentário da primeira-dama Michelle Obama, notoriamente engajada no combate à obesidade infantil: "Estou empolgada com o progresso que fizemos ao longo dos últimos anos nas taxas de obesidade entre os jovens americanos".
Através destes canais você pode enviar
as dicas para seus amigos.