. Telefone

(54)3025.7667

ALGUMAS DICAS PARA SEU TREINO FÍSICO

Se você esta pretendendo iniciar um treino físico para melhorar a sua saúde, condição física ou performance em alguma modalidade esportiva, preste atenção nas dicas abaixo.

AVALIAÇÃO MÉDICA: como cuidados iniciais, antes de começar qualquer programa de treino físico você deve procurar um Médico do Esporte, que vai fazer uma avaliação médica e possível diagnóstico de problemas que possam interferir na evolução física durante os exercicios.

AVALIAÇÃO FÍSICA: o segundo passo, deverá procurar um Educador Físico (veja se é cadastrado no CREF) que vai fazer uma avaliação física e programar os exercícios ideais para que se possa chegar com segurança e eficiencia aos objetivos que você almeja com o treino físico.

Segundo o Prof. Elenilton Picoli, coordenador dos treinos físicos do Centro Clínico Per Vivere (www.pervivere.com.br), “ esses profissionais são capacitados para possibilitar a qualquer um que queira iniciar um treino físico, independente da modalidade escolhida, a segurança necessária para que sejam respeitados os limites individuais e os  princípios básicos do treinamento físico a ser prescrito”.

Nesse sentido, esses profissionais devem informar-lhe qual a modalidade ideal e quais os materiais adquados para a prática segura do seu treino físico, qual o tênis e roupas ideais, o volume e a intensidade do seu treino e quais assessórios indispensáveis para iniciar seu programa de exercicios físico.  Para o Prof. Elenilton Picoli, “cada pessoa é um ser único, com suas potencialidades, suas experiencias, uma maturação motora e congnitiva ímpar, com uma vida familiar e profissional diferente”. Isso exige um  cuidado especial na hora do planejamento de um treino físico.

Para tanto, é importante saber que, dentre os pricipais pricípios que estão inseridos no treinamento, existem três que são tidos como mais importante:

1) Princípio da INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA, onde deve-se respeitar as características fisiológicas individuais de cada um (ex.: frequencia cardíaca, VO2 máx, limiares do treinamento, etc)

2) Princípio do AUMENTO PROGRESSIVO DE CARGAS, onde o aumento das cargas de treinos devem ser gradativas para melhor adaptação (ex. : volume e intensidade, com as repetições, distância e velocidade, etc)

3) Princípio da SUPERCOMPENSAÇÃO, onde as cargas de treino devem conter um período de descanso adequado (recuperação), que serve para a restauração dos substratos energéticos e líquidos corporais, bem como a recuperação das fibras musculares desgastadas  durante a prática de atividade física.

RECOMENDAÇÕES: lembre-se que, respeitar a recuperação é tão importante quanto realizar o próprio treinamento e que independente de qual seja o nível em que você se encontre, o importante é que não ultrapasse etapas do seu treinamento, pois ter pressa, não é o mais indicado quando estamos nos referindo a melhora da performance e qualidade de vida.

Autor(a): Prof. Elenilton Picoli

Dica AnteriorPróxima Dica

Compartilhe

Através destes canais você pode enviar

as dicas para seus amigos.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Enviar por e-mail

Envie seu Comentário

Nenhum comentário