. Telefone

(54)3025.7667

CUIDADO COM A DISFUNÇÃO ENDOTELIAL

A DISFUNÇÃO ENDOTELIAL é uma doença em que o revestimento dos vasos sanguíneos (o endotélio) não dilata de forma adequada e impede o sangue de fluir livremente.

Ela foi descoberta em 1986 e decorre de um conjunto de alterações (causadas por maus hábitos de vida, como alimentação desbalanceada, principalmente) nos mecanismos que regulam a dilatação dos vasos. Muitas vezes, a doença está ali mesmo na ausência de sintomas de problemas cardíacos, como colesterol, pressão ou triglicérides altos.

BARRIGA
Quanto maior a barriga, mais estreitos os vasos sanguíneos
.
De acordo com pesquisas da Clínica Mayo (EUA), um aumentode peso de 4,1 kg já pode desencadear a disfunção endotelial. A boa notícia: perder a mesma quantidade de quilos ajuda a reverter a situação. Uma sugestão diferente para conseguir isso? Organize uma disputa entre amigos e/ou familiares que estão com sobrepeso. Em um estudo da Universidade Brown (EUA), as pessoas que criaram equipes e competiram para emagrecer, malhar e caminhar com maior frequência queimaram em média 4,5% do peso corporal. A rixa auxilia tanto quanto a camaradagem. Muitos dos indivíduos que mais secaram estavam nas mesmas equipes. Escolha parceiros com objetivos e motivação semelhantes aos seus – vocês lutarão por uma meta comum, o que fortalece a gana de todos. E se ofereça para ser capitão do time. Os pesquisadores também revelaram que os líderes dos grupos limaram mais banha que os outros integrantes.
 

SEDENTARISMO
Livre-se dele apostando em corridas intervaladas. Além de ajudarem você a secar o shape com grande eficiência, elas melhoram a circulação sanguínea de forma mais significativa que exercícios aeróbicos contínuos (sem pausas nem  grandes alternâncias de velocidade), segundo descoberta publicada no Journal of Strength and Conditioning Research (EUA). Experimente o plano usado no estudo. Aquecimento: 10 minutos de caminhada. Exercício intervalado: corra em alta intensidade por 4 minutos e faça 3 minutos de recuperação ativa (descanse caminhando). Número de séries: 4. Finalização: ande por 5 minutos.
 

GORDURA DEMAIS
Você vê um apetitoso prato de torresmo, mas seu endotélio vê um inimigo cruel. O excesso de ácidos graxos saturados [tipo de gordura] é percebido pelo organismo como algo anormal e as células do sistema imunológico tentam eliminá-lo. Então, essas células provocam mais inflamação e aumentam o estrago. Antes de pegar qualquer comida empacotada da prateleira no supermercado, verifique o rótulo e faça umas contas rápidas. Multiplique as gramas de gordura saturada por 9 (1 g dela tem 9 kcal). Divida o resultado pelo total de calorias do alimento. Se a gordura saturada representar mais de 0,1, devolva o pacote à gôndola (no boxe abaixo, veja mais sobre a relação da gordura e a saúde das suas artérias).
 

FUMÓDROMOS
Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), apenas estar por 30 minutos em um cômodo com fumaça de cigarro pode incentivar a disfunção endotelial em você. Cerca de 30% dos casos de infarto do miocárdio, derrame cerebral ou câncer ocorrem em fumantes passivos.
 

ENERGÉTICOS
Algumas dessas bebidas podem abrir seus olhos, mas também fechar artérias. Cientistas australianos afirmam que tomar um único energético sem açúcar pode deixar o sangue mais viscoso e estreitar os vasos. Os estudiosos especulam que componentes como a glucoronolactona (tipo de adoçante) podem ser culpados. Se seu pique precisa de um empurrão em forma líquida, prefira bebidas com guaraná e gengibre, estimulantes naturais. Chocolates com grande teor de cacau também deixam você ligado e podem fazer bem aos vasos sanguíneos. Em estudo brasileiro, a ingestão de uma dose diária de chocolate amargo (cerca de 30 g, ou quatro quadradinhos) com 70% de cacau melhorou significativamente a função endotelial das pessoas após quatro semanas.

Dica AnteriorPróxima Dica

Compartilhe

Através destes canais você pode enviar

as dicas para seus amigos.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Enviar por e-mail

Envie seu Comentário

Nenhum comentário