O espinafre é uma verdura que tem alto valor nutritivo. Possui minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo e vitaminas A e do Complexo B. O Ferro é muito importante para a formação de sangue; e o Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue. A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia no crescimento e evita infecções; as vitaminas do Complexo B protegem a pele, o aparelho digestivo e sistema nervoso, são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos.
Quando é que posso introduzir espinafre à dieta do meu bebê?
As recomendações variam muito. Alguns pediatras dizem que não tem problema em introduzir espinafre na dieta a partir dos 8 meses, outros preferem esperar até 10, 12 meses.
***O espinafre possui oxalato de cálcio, que mesmo não aparecendo em quantidades grandes não é recomendado para bebês com idade inferior a 8 meses. (Pedras nos rins e cálculos renais são formadas por depósitos de oxalato de cálcio).
Como escolher?
Normalmente, o espinafre que encontramos em supermercados ou em feiras contém uma grande quantidade de pesticidas. Comprar espinafre orgânico é preferível.
Os frescos são melhores que os congelados, pois você pode selecionar as melhores folhas e se livrar das danificadas, mas nada impede que os congelados não sejam de boa qualidade.
Para um armazenamento adequado, não se esqueça de manter o espinafre sempre refrigerado e não deixe que se torne úmido, com gotas de água em sua embalagem ou em suas folhas.
Alimentos que combinam com espinafre: Cenoura, ervilha, batata, abobrinha, lentilhas e frango.
Dica AnteriorPróxima DicaAtravés destes canais você pode enviar
as dicas para seus amigos.