“Os sinais de alerta que podem causar problemas à saúde do praticante de exercícios físicos podem ser identificados na avaliação médica pelo especialista em Medicina Esportiva”, defende a Dra. Aline Faggion Picoli, Médica Esportiva do Centro Clínico Per Vivere (www.pervivere.com.br).
Abaixo, enumeramos algumas dicas importantes que podem ajudar a se fazer exercício físico com segurança e com melhora na qualidade de vida:
Exercício & Histórico familiar:
Segundo a Dra. Aline F. Picoli, “através da avaliação médica já se tem uma noção se a pessoa tem casos na família de morte súbita cardíaca, o que já é um grande passo para a prescrição de um treino seguro”. Esses dados já serão importantes para que o Educador Físico possa prescrever exercícios físicos salutares ao praticante.
Exercício & criança:
Quanto uma criança tem mesma carga de exercícios que os colegas durante as aulas de educação física, mas por algum motivo apresenta repetidas vezes um cansaço muito maior que os demais alunos, é caso de procurar um médico para melhor avaliação.
Exercícios intensos & dor no peito:
A Dra. Aline F. Picoli alerta que “a dor no peito nunca é um bom sinal, principalmente quando a pessoa sente dor no peito na região que fica por trás da parte inferior esquerda do osso esterno, aquele que une as costelas”. Contudo, quando a dor no peito não melhora mesmo depois de repouso (com uma sensação de aperto e que se irradia para as costas ou o braço) ou a dor forte no estômago que não passa depois do fim do exercício são casos para atendimento médico imediato.
Exercício & desmaio:
Na maioria das vezes, o desmaio na atividade física pode não se tratar de uma queda na taxa de açúcar no sangue, mas de uma breve parada cardíaca. Esse sempre será um aviso para que se procure um acompanhamento médico.
Exercício & atletas de final de semana:
Para a Dra. Aline F. Picoli, “o chamado atleta de final de semana estão mais sujeitos a possíveis problemas cardiovasculares e a lesões físicas”. Essas pessoas são os atletas da meia-idade e geralmente tem histórico de problemas cardíacos na família, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) ou desgaste ósseo - articular, o que pode gerar lesões sérias para o futuro.
Exercício & maus hábitos:
Fumar logo após o fim de um exercício aumenta a probabilidade de ocorrer um espasmo no músculo cardíaco. Bebidas alcoólicas antes, durante ou depois de fazer atividade física pode causar sérios riscos à saúde.
Dica AnteriorPróxima DicaAtravés destes canais você pode enviar
as dicas para seus amigos.