A musculação é um exercício eficiente e seguro quando realizado sob orientação, isso porque trabalha os músculos de forma isolada e mantém a postura do corpo em posição confortável, sem oferecer riscos de lesões. Abaixo segue algumas dicas direcionadas aos idosos e as pessoas que querem perder peso através da musculação:
A musculação e os idosos
A musculação é importantíssima às pessoas idosas, pois tem um papel fundamental na melhora da qualidade de vida dessas pessoas. Sabe-se que após os 40 anos, perdemos massa muscular e óssea de forma espontânea e a musculação é uma maneira eficaz de reverter esse quadro. Um trabalho muscular garante a autonomia por muito mais tempo e as pessoas tem força para realizar as tarefas diárias, tais como subir escadas, entrar e sair do carro, mover ou carregar objetos dentro e fora de casa com maior facilidade e independência.
Segundo o Prof. Elenilton Picoli, coordenador dos treinos físicos do Centro Clínico Per Vivere (www.pervivere.com.br), “para os idosos e sedentários, a musculação tem a função de deixar o corpo mais forte e preparado para as exigências diárias, além de melhorar a postura e a auto-estima, evitando os problemas por lesão de esforço repetitivo causados pelas exigências motoras do trabalho”.
A musculação e emagrecimento
Por outro lado, para as pessoas que desejam emagrecer a musculação passa a ser imprescindível. Sabe-se que um bom trabalho de emagrecimento inclui a musculação combinada a exercícios aeróbicos, que usam a gordura como fonte de energia. ”Para a perda de peso, a musculação vai proporcionar um aumento na quantidade de músculos que temos no corpo, o que proporcionará uma queima maior de calorias” complementa o Prof. Picoli. Partindo do pressuposto que cada quilo de músculo consome aproximadamente 35 calorias por dia em repouso e 1 quilo de gordura gasta apenas 6 calorias, é indiscutível que a musculação faz bem ao idoso e as pessoas que desejam somente emagrecer.
A musculação realmente trás benefícios se for bem orientada. Segundo o Prof. Picoli, “ todos devem passar por uma avaliação médica, física e postural antes de iniciar qualquer programa de musculação”. Esses cuidados irão possibilitar que o trabalho possa ajudar a melhorar a postura, a condição física e dar ao praticante uma melhora da qualidade de vida.
Através destes canais você pode enviar
as dicas para seus amigos.