. Telefone

(54)3025.7667

CÃIBRAS: Como evitar esse problema?

Durante exercícios intensos, jogo ou partida, um praticante de atividade física pode ter rigidez nos músculos e cãibras, que podem momentaneamente afastá-los da prática da atividade física. Segundo a Dra. Aline F. Picoli, Médica Esportiva do Centro Clínico Per Vivere, “as cãibras são contrações musculares intensas de um só músculo isolado ou de um grupo deles, ocorrem sem serem solicitadas durante ou após exercícios físicos e que podem desencadear outros tipos de lesões”.
O que causa a cãibra? Como podemos nos prevenir delas?

Abaixo seguem dicas e orientações e soluções para assegurar que as cãibras não venham interferir no rendimento de seu treino físico:

O que causa cãibras musculares?

Líquidos e o Fator Sódio

Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem as cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente.

Lanches salgados ou um pouco mais de sal vão ajudar a repor o mineral. Consumir bebidas esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira sutil de repor o sódio.

Como prevenir cãibras

Previna as cãibras antes que elas comecem, fazendo aos atletas as seguintes recomendações:
1. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;
2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante com uma bebida esportiva;
3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso.

Soluções rápidas para cãibras

Se as cãibras aparecerem durante o exercício físico, siga as seguintes orientações:

1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.

2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área.

3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.

Dica AnteriorPróxima Dica

Compartilhe

Através destes canais você pode enviar

as dicas para seus amigos.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Enviar por e-mail

Envie seu Comentário

Nenhum comentário