. Telefone

(54)3025.7667

CORRIDA: Conheça as principais lesões

Muitas são as lesões consideradas típicas de atleta ou de pessoas que se consideram atletas de corrida. “Na verdade, quem não teve nada até hoje, certamente terá grandes chances de ter uma patologia no futuro se continuar sobrecarregando a estrutura do corpo através da corrida” afirma a Dra. Aline F. Picoli.

As principais patologias podem ser assim classificadas:

a) Tendinopais: são as inflamações tendíneas que acontecem geralmente no tendão patelas, tendão quadriciptal, tendinite da pata de ganso, tendinite do tracto  ílio tibia, etc.

b)Fraturas por estresse: são microfraturas nos ossos ocasionadas pela quantidade de impacto, que solicitam assim mais dos ossos causando a substituição da deformação elástica pela deformação plástica. As  mais comuns em atletas de corrida são na tíbia, calcâneo e no terceiro metatarso.

c) Entorses: pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Existem três graus para essa patologia:  Grau I (nesse estágio o ligamento é preservado, e o atleta sente leve dor ligamentar com edema local), Grau II( já há frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso e mais o hematoma),  Grau III (ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma).

d) Síndrome da dor patelo femoral: ou também conhecida como dor anterior no joelho. Esta é mais comum em mulheres. Isso porque elas têm o quadril mais largo que os homens. Isso faz com que o ângulo do fêmur (osso da coxa) seja maior, aumentando a possibilidade de ter esta patologia.

e) Fascíite plantar: é a inflamação na estrutura de sustentação da sola dos pés. O sintoma principal é dor ao redor da base do calcâneo e no arco. Normalmente a pessoa sente essa dor pela manhã ao sair da cama.

f) Síndrome do trato ílio-tibial: é uma lesão por estresse ou sobrecarga causada pela fricção excessiva do trato ilitibial com o epicôndilo lateral do fêmur.

Para prevenir-se das lesões, a Dra. Aline F. Picoli recomenda que “todo atleta deve ser orientado por um Educador Físico encarregado de avaliar e prescrever de forma gradativa e específica os treinos, fazer musculação e exercícios de flexibilidade, usar um tênis de acordo com o seu tipo de pisada, usar roupas adequadas a temperatura ambiental, cuidados com a hidratação e ter uma alimentação equilibrada”.

Agora você já conhece um pouco sobre as possíveis lesões da corrida, então, sigas as dicas de prevenção para evitá-las e aproveite com segurança o prazer que a corrida oferece. Caso sinta dores localizadas, sempre procurar um especialista para melhor orientá-lo.

Dica AnteriorPróxima Dica

Compartilhe

Através destes canais você pode enviar

as dicas para seus amigos.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Enviar por e-mail

Envie seu Comentário

Nenhum comentário