. Telefone

(54)3025.7667

A Prevenção Contra Gripes e Resfriados

No outono e no inverno há uma alta incidência de vírus respiratórios responsáveis por causar gripes e resfriados e outros problemas respiratórios mais graves.

A gripe é normalmente transmitida pela inalação de gotículas infectadas de saliva encontradas no ambiente como resultado de espirros, tosse e ou da fala comum. No entanto, a principal via de infecção não está no ar, mas nas mãos, o vírus propaga-se através das superfícies e de tocar uma pessoa infectada com o vírus. Um estudo recente realizado por cientistas da Universidade de Virgínia descobriu que os rinovírus (germes frios) sobrevivem em certas áreas da casa, como maçanetas, controles remotos, portas de geladeira, etc. Onde são facilmente transmitidos para outras pessoas porque os germes podem passar para os dedos em contato com superfícies contaminadas. Os germes podem entrar pela boca ou nariz e menos comumente nos olhos. Isto acontece depois de tocar superfícies contaminadas com rinovírus, que também pode ser inalado diretamente a partir de um espirro.

Outro estudo realizado há alguns anos, mostra que os germes da gripe sobreviveram em quartos de hotel um dia depois de ser deixado pelos hospedes e depois são recolhidos pelos seguintes hospedes. Embora os cientistas digam que mais estudos são necessários para determinar se o tratamento de superfícies em casa pode reduzir a freqüência de resfriados rinovírus, algumas autoridades de saúde têm vindo a recomendar suplementos de vacinação da gripe, medidas de limpeza e desinfecção para ajudar a parar a propagação de germes que causam a gripe. Estima-se que 80% dos germes da gripe são instalados na casa, por isso recomenda-se adotar um programa de higiene pessoal, desinfecção de várias áreas comuns em casa e nos locais de trabalho, escolas, etc.

Além de vacinar os grupos mais vulneráveis (crianças, gestantes, idosos e doentes crônicos), as seguintes recomendações podem ajudar a quebrar o ciclo de transmissão de germes.

a) evite mudanças bruscas de temperatura e permanecer em lugares onde estão muitas pessoas;
b) Evite contato próximo com pessoas com tosse e coriza e mantenha a higiene das mãos (especialmente em crianças);
c) Ventile espaços fechados e evite o tabagismo em si e proteja sua tosse com mangas ou punhos e não com suas mãos para impedir a propagação de germes;
d) Não compartilhar toalhas, lenços ou outros objetos pessoais que facilitam a propagação;
e) Em casa, proceda a uma rotina de desinfecção de maçanetas, torneiras, controle remoto, interruptores, porta do refrigerador, telefones, brinquedos, sanitários, acessórios e utensílios de cozinha, entre outros;
f) No local de trabalho também desinfete as maçanetas, mesas, telefones, mouses, teclados de computador entre outros.

Dica AnteriorPróxima Dica

Compartilhe

Através destes canais você pode enviar

as dicas para seus amigos.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Enviar por e-mail

Envie seu Comentário

Nenhum comentário