. Telefone

(54)3025.7667

Alimentos x Câncer

O Câncer, definido como um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, invadindo tecidos e órgãos. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Deste modo, estudos que abordem tratamentos e cuidados para os pacientes com câncer, são de grande importância, como podem ser observados por pesquisa recente, a qual verificou o consumo de antioxidantes em pacientes com câncer, durante diferentes ciclos do tratamento quimioterápico. De acordo com os resultados, as fontes alimentares consideradas ricas nos antioxidantes estudados, as mais consumidas foram cenoura, espinafre, mamão, laranja, óleo de soja, óleo de girassol, carne vermelha, queijo e carne de frango. Porém, de acordo com a avaliação do consumo, há necessidade de orientação nutricional para auxiliar a prevenção e controle da doença.

Outra pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de revisar os dados científicos sobre o consumo de licopeno e sua ação como fator antioxidante. De acordo com os resultados, os estudos mostraram que o licopeno protege moléculas de lipídios, lipoproteínas de baixa densidade, proteínas e DNA contra o ataque dos radicais, tendo um papel essencial na proteção de doenças. Deste modo, como prevenção o consumo de alimentos ricos neste nutriente são preconizados, como tomates e seus produtos, mamão, pitanga e goiaba, dentre outros.

Os dados dos estudos evidenciam a importância no consumo de licopeno na prevenção de doenças, como o câncer, sendo de extrema importância o consumo de alimentos fonte deste nutriente para garantir a saúde e prevenir doenças.

Dica AnteriorPróxima Dica

Compartilhe

Através destes canais você pode enviar

as dicas para seus amigos.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Enviar por e-mail

Envie seu Comentário

Nenhum comentário