
Wiplash ou Efeito Chicote é uma lesão ocasionada por um processo de aceleração seguido de uma desaceleração, que geralmente é vista em acidentes automobilísticos, onde a cabeça é projetada para trás e após para frente.
Também pode ocorrer em traumas esportivos ou quedas, como uma queda de costas batendo a cabeça e também em casos com bebês, o que caracteriza a síndrome do bebê sacudido.
O trauma gera danos importantes, pode levar a fraturas cervicais e até cranianas, paralisia, danos na coluna vertebral e lesões nos tecidos moles.
Os sintomas de um trauma do tipo wiplash podem ser variados, inclui-se rigidez na nuca e pescoço devido lesão da dura-máter, tonturas, náusea, sensação de ouvido entupido e/ou zumbidos, alterações hormonais, parestesia, queimação e formigamento dos membros, dores intensas de cabeça, garganta, pescoço, ombros, lombar e torácica, perda de memória, irritabilidade, depressão e insônia não necessariamente apresentará todos os sintomas e a dor e intensidade varia conforme a lesão e podem iniciar de forma tardia, apresentando-se dias ou semanas após o trauma.
O trauma faz com que o corpo se adapte a um mecanismo de compensação para proteger as "falhas" do sistema ocasionadas no trauma e para isso pode gerar alterações posturais e de toda coluna vertebral, e gerando estas compensações as dores podem se agravar e mais alterações surgirão.
Devido o atingimento da coluna vertebral e tecidos adjacentes, poderá desencadear alterações a nível visceral também, o que por sua vez deixará o órgão mais debilitado, em maiores condições de congestão venosa, linfática, menor oxigenação e aumentando a probabilidade da instalação de uma doença.
A osteopatia tem o objetivo de utilizar técnicas no alívio dos sintomas e reorganizar as estruturas em disfunção, devolvendo a mobilidade e o funcionamento das estruturas que compõem os sistemas musculoesquelético, craniano e visceral. Quanto antes procurar um osteopata, menos comprometimento e sintomas aparecerão.
Através destes canais você pode enviar
as dicas para seus amigos.